Bem-vindos ao blog do projecto "Em Direcção ao Futuro" - comentem, dêem a vossa opinião! Para sugestões, esclarecimento de dúvidas, contactem: emdireccaoaofuturo@hotmail.com

"As luzinhas!" =)

Na aula de quarta, 14 de Janeiro, projectámos a nossa maqueta em cartão, de modo a cortar a base de madeira sem qualquer equívoco! Além disso, também debatemos acerca de como colocar as mini-lâmpadas (2.4V) .

O objectivo primeiro foi tentar arranjar lâmpadas de menor voltagem possível. O que se sucedeu foi que apenas conseguimos arranjar no mercado de produtos eléctricos, aqui em Caldas das Taipas, mini-lâmpadas com 2,4V. Bem, tendo em conta que as da escola necessitavam de 3,5V para iluminarem, já é um progresso!

As medidas do cartão que definimos foram as seguintes: 1,30m x 0,95m. Terá, obviamente, de ser uma base de madeira grandinha, pois o robô terá de se movimentar de uma forma não muito apertada, diria mesmo que mais confortável. Ah, e a propósito do robô, estamos a investigar a possibilidade de anexar uma rampa na nossa maqueta, caso o robô tenha força suficiente para resistir ao trabalho da força gravítica e suba a rampinha com cerca de 20º de inclinação para se tornar mais amena! Bem, ocorreu-nos a ideia, portanto de calcular o trabalho da subida do robô pela rampa! É uma forma de recordarmos conhecimentos de física de uma forma bastante prática. Claro que não será com muita precisão, até porque não sabemos o valor exacto da Força Gravítica... Mas isso é o menos, o que importa é saber aplicar conhecimentos na área cientifica.



Quantas lâmpadas terá a nossa maqueta?

Nós optámos por colocar no máximo dez lâmpadas de voltagem, cada uma, 2,4V. Para as 10 luzinhas funcionarem seriam necessários painéis solares que perfizessem a partir da energia do sol 24V de diferença de potêncial. Com todos os painéis disponivel pela escola, apenas dispomos de 13,5V... Qual a solução?


  1. Tentar pedir emprestado a familiares/conhecidos, alguns painéis solares, em último recurso, efectuar a sua compra;

  2. Tentar encontrar lâmpadas com menor diferença de potencial;

  3. Fazer metade das ligações com baterías e outra metade com painéis solares.

Bem, é um assunto em que ainda estámos a pensar e a ponderar qual a melhor hipotese!

Quanto à base de madeira, já está cortada: graças à colaboração de algumas excelentes pessoas que nos ajudaram no trabalho de carpintaria e até mesmo nos ajudaram a arranjar a madeira - pão! Será na quarta-feira seguinte que iremos instalar a iluminação propriamente dita e depois passaremos ao trabalho de pintura da base de madeira!

Quanto ao progresso do nosso projecto, estas são as nossas novidades!


1 comentários:

Anônimo disse...

Falta algumas fotos para se ter uma ideia mais precisa do esquema montado.
Gostei bastante do trabalho até aqui executado.

Prof de AP